Dia Mundial do Habitat

Combate a ocupação ilegal de terrenos infra-estruturados na Centralidade do Kilamba
Setembro 14, 2020
Venda de terrenos infra-estruturados nas centralidades em Benguela
Outubro 6, 2020

O Dia Mundial do Habitat é celebrado anualmente na primeira segunda-feira de Outubro.

O objectivo do Dia Mundial do Habitat é reflectir no estado dos povos, das cidades e dos espaços públicos,  para garantir os direitos básicos de uma vivencia adequada a todos os homens, tais como o direito à habitação condigna.

Segundo a ONU, dentro de uma geração, dois terços da   população mundial serão urbanos, o que resulta no principal desafio urbano do nosso século, afinal com o crescimento das cidades também surgem várias questões relativas aos efeitos climáticos negativos.

Este ano, sob o lema ”Habitação para todas e todos, um futuro urbano melhor” com um conjunto de eventos online promovido pelo ONU- Habitat, a efeméride abordará o direito à habitação sobretudo no contexto desta pandemia do novo coronavírus,  ”onde a casa se tornou um direito imprescindíve”.

Neste sentido , o Dia Mundial do Habitat, 2020 será uma oportunidade de discutirem a nível global  sobre o impacto da covid-19 no sector  da habitação e de como explorar melhores formas de construir cidades, potencializando o papel da habitação como catalisador para a progressiva garantia dos direitos humanos e como base para o bem-estar  das pessoas.

De recordar que entre outras acçoes, com a aprovação do novo diploma que regula as modalidades de acesso às habitações construídas com fundos públicos, pelo Conselho de Ministros, no passado dia 30 de Setembro, Angola mantém o seu alinhamento em relação às discussões  internacionais sobre o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 11, nomeadamente  no ”direito básico de todos a uma moradia adequada” conforme o compromisso dos Estados Membros das Nações Unidas.